Página Inicial A Paróquia Celebrações Pastorais Artigos Aconteceu Livro de Visitas Relatório de Coleta Contato
Introdução
A Igreja
Sobre São Sebastião
Fotos da Igreja

Introdução

A Paróquia de São Sebastião, situada no Barro Preto, região central de Belo Horizonte, é' uma das primeiras comunidades da cidade da capital mineira. Em 22 de dezembro de 1913 o então Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, cria, através de uma "Portaria" o Curato de São Sebastião do Barro Preto de Belo Horizonte, incluindo também o Calafate.

Eram estes os limites do curato: com a freguesia de São José os limites eram a Av. Cristóvão Colombo desde a Av. Álvares Cabral até o córrego Arrudas; subindo pelo Arrudas até a entrada nova para Pastinhos e daí, passando pela Ressaca, pela fazenda do Coronel Alípio de Melo até os limites de São Gonçalo de Contagem e Santo Antônio de Venda Nova. Com a freguesia da Boa Viagem era a Álvares Cabral até encontrar a Av. São Francisco indo até a freguesia de Nova Lima.

Posteriormente tem-se notícia do decreto de nomeação do primeiro Cura: o Revmo. Padre Roberto Walz, dos padres do Divino Salvador, nomeado aos 5 do mês de abril de 1920. O curato se transforma em Paróquia no dia 19 de março de 1923 pelo primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, promovendo concomitantemente o Padre Roberto Waltz a pároco.

A partir daí vários párocos foram se sucedendo sendo que o Padre Américo de Campos Taitson permaneceu por 52 anos à frente da paróquia. Ele tomou posse como sétimo pároco, sucedendo o Padre José Augusto Ribeiro Bastos aos 17 de janeiro de 1943, às nove horas da manhã, permanecendo pároco até à data da sua morte em 1995.

Paróquia São Sebastião
Rua Paracatu, 460 - Barro Preto - CEP: 30180-090 - Belo Horizonte/MG